Dicas para se livrar do mofo

Na sala, no banheiro, na cozinha ou nos quartos, em algum local tem aquela parede cheia de manchas escuras que acabam com qualquer decoração. Na sua casa também é assim? Para acabar com esse problema de vez confira nossas dicas e tire o mofo da sua vida!

Afinal, o que é mofo?

O mofo é um tipo de fungo que vive em regiões escuras e úmidas. Para que ele sobreviva e se reproduza, ele precisa de umidade, oxigênio e nutrientes. Ou seja, ele pode aparecer tanto em paredes, como em alimentos e móveis. Existem mais de mil espécies de fungos que causam mofo.

Por que ele aparece?

O mofo é formado por diversos tipos de fungos microscópicos que se formam em ambientes úmidos, principalmente em áreas onde não há luz solar, formando grandes manchas que podem ser cinzas, verdes, azuis ou até vermelhas.

Como elas se reproduzem muito rápido, algumas delas surgem e crescem em questão de horas.

Por isso, fica a dica: prevenir é a melhor solução. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade e o ideal é que seja feita antes do acabamento.

Mas e se o problema já existe, como solucionar?

Para recuperar uma parede mofada o primeiro passo é realizar a limpeza, eliminando todas as manchas. Após a secagem, utilize produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.

Nesta etapa indicamos o Vedax Top, que pode ser aplicado diretamente sem a necessidade de remover o revestimento da parede. Sua espessura mais encorpada e a cor do produto facilitam ainda mais, deixando sua parede nova em folha rapidinho.

Vale lembrar: a umidade pode estar vindo de fora! Neste caso, a dica é impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa.

Nas paredes externas indicamos utilizar o Vedax Parede, pois protege das batidas de chuva e afasta o risco de pequenas fissuras, evitando que a umidade externa alcance a parte interna. E para a laje recomendamos o Vedax Branco ou o Vedax Max, pois ambos cobrem a estrutura com uma proteção impermeável.

Fique atento!

A última dica é também uma das mais importantes. Se a umidade e o bolor estiverem muito graves, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais sério. Neste caso, é melhor contar com a ajuda de um especialista. Ele vai avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.